terça-feira, 30 de setembro de 2014

Poluição sonora e visual


      A diversidade da poluição é imensa, temos a atmosférica, da água e do solo, que se fazem presente no campo e principalmente nas cidades. A poluição é resultado de um modelo de vida consumista, proveniente das atividades humanas.
      Além dos tipos de poluições citadas, a poluição sonora e visual também contribui de forma negativa, produzindo sérios problemas nos grandes centros urbanos do país. 
       É considerado como poluição sonora  qualquer ruído acima dos limites estabelecidos pela legislação ou, que seja capaz de provocar desconforto, e prejudicar a saúde humana.           Os ruídos causadores de poluição sonoros mais conhecidos são aqueles provenientes da indústria aérea e de algumas máquinas industriais ou mineradoras. Sabemos atualmente que o som com alta intensidade ou prolongado por longos períodos de tempo danifica a audição em caráter permanente, prejudicando os seres vivos em geral.
      A poluição visual esteticamente é ruim para a cidade. A poluição visual é resultado essencialmente da imensa quantidade de anúncios publicitários que quase sempre são extravagantes. Ocasionalmente, esses anúncios tendem a apresentar preconceito em relação às mulheres, os índios, os negros ou aqueles que apresentam orientações sexuais diferentes da heterossexual. Nas grandes cidades o número desses meios de propaganda excessivos aumenta demasiadamente, comprometendo a visualização com integrações exageradas que comprometem e trabalham para a degradação das mesmas. Os efeitos psicológicos na saúde humana têm sido estudados na relação com a poluição visual, que pode causar stress com o desconforto e a agressão visual.
          Logo, entende-se que toda e qualquer alteração ocorrida no ambiente que cause desequilíbrio e prejudique a vida é um tipo de poluição ambiental.

Equipe: Alex, Débora, Maria, Talissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário